Espaço Cultural do Forte São Joaquim do Rio Branco Boa Vista

O Espaço Cultural do Forte São Joaquim do Rio Branco Boa Vista tem por objetivo contar um pouco da história da colonização de Roraima e sobre a cidade de Boa Vista. O Forte São Joaquim foi construído em mil setecentos e setenta e cinco em local estratégico para defesa do território brasileiro dos holandeses que vinham do Suriname.

O Forte está localizado a cerca de 32 Km da cidade de Boa Vista, e tem acesso pela rodovia BR – 401 e sem sombra de dúvidas os turistas apreciadores de história não podem deixar de conhecer o local e consequentemente ficar mais a par da história da cidade que estão visitando além de que poderão também apreciar a vista deslumbrante do local.

Espaço Cultural do Forte São Joaquim do Rio Branco Boa Vista

Forte São Joaquim Boa Vista

O Forte de São Joaquim do Rio Branco localizava-se no estado de Roraima, no Brasil. Ergueu-se na margem esquerda da confluência do alto rio Branco (atual rio Uraricoera) com o rio Tacutu, onde se forma o rio Branco, a cerca de 32 quilômetros ao norte da atual capital, Boa Vista.

Uma ação efetiva só foi adotada pela Coroa portuguesa a partir de 1775, quando Nikolas Hartsman, desertor holandês oriundo de Essequibo, chegou a Barcelos, sede da Capitania de São José do Rio Negro, com notícias de um estabelecimento espanhol no Rio Branco. Esse estabelecimento remontava a expedições efetuadas nos anos de 1771–1773, em busca da lendária Serra Dourada do lago Parima, que expedições portuguesas anteriores já haviam descartado. O dado mais importante era o de que os espanhóis, enviados oficialmente pelo governo da Guiana espanhola (Venezuela) com o fim declarado de anexação da região, estavam aquartelados no rio Uraricoera, tendo já formado no curso do mesmo, dois aldeamentos indígenas, o de Santa Rosa e o de São João Batista de Caya-Caya.





Frente a essa ameaça concreta no alto rio Branco, que desarticulava toda a estratégia tático-defensiva portuguesa na bacia amazônica, no mesmo ano, uma tropa de guerra foi formada e enviada para dar combate aos espanhóis, sob o comando do Capitão de Engenheiros Phillip Sturm, com ordens de expulsá-los e de iniciar a construção de uma fortaleza, bem como de promover o aldeamento de indígenas na região. Dessa forma, entre os anos de 1775 (SOUZA, 1885:58) e 1776 iniciou-se finalmente a construção do Forte de São Joaquim dominando estratégicamente, do ponto de formação do rio Branco, o acesso ao rio Tacutu e ao rio Uraricoera, afastando definitivamente as ameaças de invasão espanhola ou holandesa por aquela via.

Empregando a mão de obra de indígenas tomados aos espanhóis como presa de guerra, e de outros, aldeados para o serviço da fortaleza (eram cinco as aldeias computadas em 1777), ela foi concluída em 1778. Ficou guarnecido por 30 soldados e por milicianos indígenas.

Vagas Espaço Cultural do Forte São Joaquim do Rio Branco Boa Vista – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Espaço Cultural do Forte São Joaquim do Rio Branco Boa Vista.

Horário de Funcionamento Espaço Cultural do Forte São Joaquim do Rio Branco em Boa Vista

  • Segunda a Sexta das 09h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Espaço Cultural do Forte São Joaquim do Rio Branco em Boa Vista

  • Av. General Sampaio, s/n – Boa Vista – RR
  • Telefone: (95) 3623-6110

Mapa de localização





Deixe seu comentário